Clínica de Vacinas imunity®
gripe site.jpg

 

A Campanha contra Gripe 2019 já começou na Clínica de Vacinas imunity ®.

 

E, como nos anos anteriores, esperamos proteger nossos pacientes antecipadamente.

 

Neste ano, estamos utilizando a vacina contra influenza quadrivalente, para poder proporcionar uma proteção mais completa contra 2 vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e dois vírus influenza B (Victoria e Yamagatha). 

 

Enfatizamos, que, o mais importante para se obter uma proteção eficaz, é iniciar a vacinação antes do clima frio chegar, principalmente para pessoas com fatores de risco para complicações da gripe: crianças menores de  05 anos de idade, idosos, gestantes, pessoas com obesidade e portadores de situações que comprometem a imunidade: pessoas com cardiopatia, doença renal crônica, asmáticos, com imunodeficiência, transplantados, pacientes com câncer e outros que fazem uso de medicações que diminuem a imunidade.

 

Infelizmente, o que se observa em nosso país, é que as pessoas apenas se interessam em se imunizar quando um surto já está estabelecido. Isso é prejudicial à população, pois a vacina requer um tempo para agir no sistema imunológico e quando uma epidemia já está estabelecida, a circulação do vírus influenza é muito mais rápida que a produção de anticorpos, não se conseguindo proteger toda a população, pois a transmissão se torna incontrolável.

 

Quando devo vacinar contra gripe: durante os meses de frio, ou antes?

 

Sempre é melhor iniciar a vacinação quando ainda não há o clima frio. O ar frio irrita as mucosas do trato respiratório e a adesão do vírus da gripe é facilitada, levando mais facilmente à infecção. Em contrapartida, nos meses mais quentes, quando a circulação viral é menos intensa, ainda há tempo para vacina estimular a produção de anticorpos suficientemente e assim estabelecer a proteção. Estamos no início do outono e agora é o momento para iniciarmos as vacinações contra gripe.

 

Idoso e criança pequena demoram mais para se protegerem após a vacina?

 

Sim. A criança com menos de 05 anos de idade ainda está amadurecendo o seu sistema imunológico e o idoso (acima de 60 anos), já inicia o processo de senescência, ou seja, envelhecimento das funções protetoras de seu sistema imunológico.

 

Após serem vacinados, demoram, em média, 60 dias para obter a proteção esperada.  Deixar para vacinar crianças pequenas e idosos mais tarde pode comprometer sua proteção e deixá-los vulneráveis às complicações da gripe, principalmente a síndrome respiratória aguda grave, com um alto índice de internações hospitalares e que pode acarretar a morte.

 

Comprovadamente, a vacina da gripe é muito segura

 

Após muitos anos de utilização da vacina, milhares de pesquisas publicadas e resultados clíncos positivos, a vacina da gripe, atualmente, é comprovadamente segura e eficaz. Não acarreta efeitos colaterais e, principalmente, não causa gripe, pois é composta de vírus inativados (mortos), incapazes de determinar infecção. Algumas pessoas relatam apenas dor leve no local da aplicação.

 

Quem tem alergia a ovo pode receber a vacina da gripe?

 

Sim. Não há mais contraindicação da vacina da gripe em pessoas alérgicas a ovo, segundo inúmeros estudos publicados. 

 

Dra. Maria do Carmo Duarte Oliveira
Médica - Responsável Técnica pela Clínica de Vacinas imunity®

 

Veja mais:

 

Clínica de Vacinas imunity ®

Av. Onze de Agosto 1980, Vila Nova Valinhos, Valinhos SP CEP: 13271-210
 

55 19 3829-1702  /  3849-2930

Whatsapp: 19 981932785

 

Atendimentos
 

Segunda à Sexta: 9:00 - 18:00 h

Sábado: 8:00 - 12:00 h