RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES FRENTE À FALTA DE FORNECIMENTO DAS
VACINAS DE MENINGITE ACWY

 

 

A vacina de meningite ACWY (MenVeo do laboratório GSK e Ninmenrix do laboratório Pfizer) entraram em falta no Brasil e as previsões dadas pelos laboratórios,  de um novo fornecimento ´são, somente, para o final de Dezembro de 2017.

Tendo em vista a gravidade da doença meningocócica e a epidemiologia dos sorotipos de meningococo prevalentes no Brasil e no mundo, a Sociedade Brasileira de Imunizações, Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da Saúde e ANVISA, recomendam que crianças e adolescentes sejam vacinados com a s vacina de meningite C e também com a vacina de meningite B.

As crianças que iniciaram as primeiras doses com as vacinas ACWY, devem dar continuidade, nas próximas doses, com a vacina meningite C, pois esse sorogrupo é o mais frequente no Brasil e no mundo, seguido do sorogrupo B.

Assim que houver disponibilidade das vacinas ACWY, podem fazer uma ou mais doses de reforço com as mesmas.

É importante Salientar que, os sorogrupos W135 e Y, são os menos prevalentes no Brasil, predominando na região africana sub-Saara.

Deixar de completar as doses necessárias com as vacinas de meningite C e de meningite B, enquanto não há fornecimento das vacinas ACWY, pode comprometer a proteção de grupos de maior risco para meningite meningocócica (crianças menores de 2 anos e adolescentes).
 

Fontes:
 

https://www.smerp.com.br/anvisa/?ac=prodDetail&anvisaId=1010703210028

http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/vacina-meningococica-b-entra-no-calendario-da-sociedade/ 

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52430-vacina-e-fundamental-para-proteger-a-populacao-contra-a-meningite-c

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/71-vacina-meningococica-b/

 

Dra. Maria do Carmo Duarte Oliveira -Pediatra - Responsável Técnica

 

 

Dra. Maria do Carmo Duarte Oliveira -Pediatra - Responsável Técnica